

"Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo" (Lc 10,27)
Separe 2 garrafas pet de 2 litros, uma tesoura bem afiada, estilete e uma caneta marcadora de cd.
![]() | ![]() |
Corte as pontas das garrafas bem na marca da dobra do corpo, como na imagem. | Encaixe uma na outra com uma boa margem e marque com a caneta onde cortará a abertura do seu vaso. |
![]() | ![]() |
Desencaixe para ficar mais fácil de recortar, e corte na marcação. | Encaixe novamente uma na outra e fixe. |
Gente, aqui a Sherol explica que você pode fixar as garrafas usando um grampeador como na imagem. Também dá para fazer furos nessa junção e fixar usando arames, ou ainda amarrar com fio de nylon. Para ficar bem firme é preciso fazer vários furos ao longo da emenda.
![]() | ![]() |
Depois de fixas as partes, use o gargalo para marcar o suporte dos pés. | Com a tesoura bem afiada recorte onde você marcou. |
Para os pés você usará as duas pontas das garrafas cortadas lá no início. Cada corpo de garrafa terá o seu pé.
![]() | ![]() |
Encaixe o gargalo da garrafa no furo por fora do corpo. Atarrache a tampa por dentro. | Voilá! Seu vaso de garrafa pet está pronto, com pés, e super firme. |
Agora é só fazer mais furos na base do seu vaso para escoar bem a água e decorar a sua garrafa pet do modo que você preferir. Uma boa dica é usar tinta PVA para artesanato e colorir a superfície com desenhos bem alegres.
Fonte: Blog da Sherol Vinhas.
Quarto Encontro
Ser Discipulado Missionário na Construção de um Mundo Novo
Oração da Campanha da Fraternidade
O nosso planeta é o mais lindo de todos. Ele é o maior presente que recebemos de Deus, por isso não podemos descuidar da vida que existe em todo o ecossistema. Precisamos frear todo tipo de exploração predatória e cuidar de tudo que o planeta é capaz de nos oferecer gratuitamente.
Devemos interagir com a natureza, com as plantas, animais, rios...
Não podemos esquecer que o ser humano age e a natureza reage.
Podemos citar movimentos que promovidos por Organizações não-governamentais, como o Greenpeace, em todo mundo. Também organizações existentes na Amazônia, SOS Mata Atlântica e outros.
Vamos ajudar o planeta.
A Realidade:
Somos chamados a viver uma vida nova, a vida no Espírito, que implica no Amor incondicional de Deus e ao próximo e na renúncia de si mesmo, em vista da cruz. Essa vida nova nos é dada e leva à plenitude a obra da criação, pois fomos criados à imagem e semelhança de Deus para vivermos por ele e nele. Quem não sonha, não vive. Quando se caminha com esperança, as pedras do caminho não são tropeços, pois a luz do horizonte é mais ampla e ajudar a ultrapassar essas pedras.
Jesus é exemplo disso: Ele era caminhante, um pregador itinerante, que evangelizava pelos caminhos de sua terra. Ele toma a iniciativa, se aproxima, se torna presença na vida dos discípulos, caminha com eles em missão. E neste momento temos que ser discípulos de Jesus, isto é, aprender como ele fazia e sair em missão para ajudar a salvar nosso planeta.
Leitura do Evangelho de Mateus 10,26-33
· Perceber o que Jesus nos ensina nesta passagem: O que aprendi com Jesus para poder defender a Mãe Natureza._________________________________________________________________________________________________________________
· O que aprendi com Jesus para ser dito a todo mundo em defesa da Mãe Natureza.___________________________________________________________________________________________________________________
Vamos receber os 10 Mandamentos do Amigo do Planeta
(VER OS MANDAMENTOS NO DA CAMPANHA PARA A CATEQUESE)
Terceiro Encontro
Aprendendo a Cuidar da mãe Natureza
Nosso planeta Terra merece cuidado todo especial. Temos unicamente ele para viver e morar. Mas para cuidar precisamos estar preocupados, interessados, dedicados a ele. Não podemos mais continuar convivendo com esta ação destrutiva. O cuidar exige zelo, atenção, ternura, responsabilidade.
A importância da água para a vida
Proteger as nascentes dos rios
A conservação da mata nas regiões onde há nascentes de rios é fundamental, já que a permeabilidade do solo é um fator fundamental para o acúmulo e o afloramento de água no solo.
Reduzir o consumo de água
Usar muita água pode fazer com que ela diminua e até comece a faltar. Muita gente não sabe, mas grande parte da água utilizada no mundo vai para agricultura. O Brasil usa 80% de sua água na agropecuária.
Devemos economizar sempre!
Ar
A poluição traz sérias conseqüências para a saúde, em especial da pessoas humanas. As industrias e os veículos são os principais responsáveis por esta situação, principalmente nos centros urbanos.
A mortalidade por doenças do sistema respiratório apresenta uma forte associação com a poluição.
A FÉ NA CRIAÇÃO IMPLICA COMPROMISSOS COM A NATUREZA
Deus criou o céu e a terra, todas as coisas visíveis e invisíveis. Isso no pede muito carinho com a criação de Deus. Por isso devemos sempre ser exemplos de cuidado e de cristão a todo momento.
· Cantar o Hino da Campanha
· Agradecer a Deus por seu imenso amor por nós, e por todas as suas criações.
Segundo Encontro
A Criação Geme em Dores de Parto
Saudação Inicial: Oraç
ão da Campanha da Fraternidade
Qual a frase que mais te tocou da Oração da
Campanha?
__________________________________________________________________
Olhando a nossa Realidade: A ecologia deixou de ser um assunto restrito dos cientistas. Hoje todos devemos criar soluções para a nossa qualidade de vida. Devemos pensar nas situações que mais destroem a Ecologia, como o aque
cimento global.
Você sabe o que é o aquecimento global?
O aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados
da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.), na atmosfera.
O sol emite os raios, para a terra. Quando o calor deve voltar a atmosfera, os gases poluentes não deixam o calor sair completamente, fazendo assim um efeito estufa. Ex: quando tomamos banho, o vapor não fica dentro do banheiro, porque as paredes e a janela fechada não o deixa sair, acontece o mesmo com o efeito estufa.
O que podemos fazer para começar a ajudar o pl
aneta:
O que ficou do encontro para a nossa vida.
Vamos reciclar???
Primeiro Encontro
Fraternidade e Vida no Planeta
1 - Abrindo o Nosso Coração
Saudação inicial – Oração da Campanha da fraternidade 2011
2 - Dinâmica
Vamos colar na nossa árvore o que é bom nas folhas e o que a destrói nos troncos.
3 - Vamos analisar o cartaz da campanha e escrever o que entendemos
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Nesta campanha da Fraternidade, os estudos têm como foco maior: o aquecimento global. E como cada um de nós deve fazer a sua parte, nessa semana devemos nos comprometer em mudar algumas atitudes que podem ajudar na construção de um mundo novo.
Tomar banho rápido, para não gastar muita água.
Utilizar sacolas ecológicas para compras, pois as sacolas de plásticos descartáveis são um grande inimigo do meio ambiente.
Desligar o computador quando não estiver usando.
Não brincar com a água, pois ela é um bem precioso.
Contar para as outras pessoas o que você esta refletindo na catequese.
Segundo Encontro
A Criação Geme em Dores de Parto
Essa historia de Aquecimento Global funciona mais ou menos assim:
Um adulto usa o carro para ir trabalhar
Um governo decide construir uma usina termelétrica, movida a carvão, em vez de optar pela energia limpa dos ventos, do sol ou dos rios.
Pessoas cortam árvores, sem nenhum controle.
Deixamos a luz de casa acesa sem necessidade
Não desligamos o chuveiro.
Não separamos o lixo para a reciclagem.
Com tudo isso uma grande quantidade de gás carbônico (CO2), metano e outros gases são lançados na atmosfera.
O problema é que quando mais esses gases se concentram no ar, mais provocam o efeito estufa. Ou seja: o calor dos raios solares que aquece a terra tem dificuldade de se espalhar no espaço e fica preso abaixo dessas camadas de gases.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – 8,19-22